Biodiversidade em ação: redes vitais módulo 1

A P R E S E N T A Ç Ã O

A Associação Brasileira de Estudos das Abelhas – A.B.E.L.H.A. tem a honra de trazer a professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio o “BIODIVERSIDADE EM AÇÃO: REDES VITAIS - RECURSOS EDUCATIVOS SOBRE A BIODIVERSIDADE”. O material – desenvolvido em parceria com o Projeto Eko-Kya – tem como objetivo estimular o conhecimento, de forma divertida e didática, sobre as interações na natureza essenciais para a alimentação humana e os desafios pra produzir alimentos e conservar a biodiversidade.


Pesquisas científicas indicam que cerca de 600 espécies de plantas foram extintas nos últimos 250 anos, com um aumento de frequência crescente (em média, 2,3 espécies de plantas por ano). Estudos recentes revelam também um declínio das populações de insetos (borboletas, mariposas, libélulas, abelhas, formigas e besouros), fundamentais para o processo de polinização de muitas das variedades vegetais que consumimos. Um conjunto de fatores contribui para este acelerado processo, a exemplo de perda de habitat, expansão das áreas de agricultura e pecuária, mudanças climáticas, doenças e pragas, uso indiscriminado de defensivos químicos, monoculturas e poluição.


A percepção da população sobre a necessidade de conservar a biodiversidade, os serviços ecossistêmicos e os processos vitais parece ter sido ampliada, tendo como facilitador o caminho mais curto de acesso à informação, inclusive técnica e científica. Entretanto, para muitos, tal compreensão é parcial e poucas vezes derivada de experiências vivenciadas.


O Brasil vive um forte processo de urbanização há décadas. O Censo Demográfico 2010 (IBGE) apontou que 84,4% da população brasileira está concentrada em áreas urbanas, condição que frequentemente afasta do contato mais próximo com a natureza, do conhecimento sobre a produção de alimentos e os ciclos vitais de reprodução da biodiversidade. Sobretudo as crianças, que passam pouco tempo ao ar livre, não desfrutam de oportunidades de conexão real com o mundo natural que nos envolve.


Apreendemos melhor a partir das experiências diretas, das emoções sentidas e guardadas na memória. A relação entre o tempo aproveitado na natureza, com pessoas com as quais temos ligações afetivas e os tipos de atividades vivenciadas ampliam a consciência ambiental, que leva à conservação da biodiversidade.


Este é, portanto, o pano de fundo para o desenvolvimento deste trabalho, constituído em módulos com propostas para a realização de atividades educativas, interativas, cooperativas e divertidas para crianças a partir de quatro anos. O conteúdo foi aplicado de forma experimental em centros educativos do ensino fundamental e médio, e contempla nesta edição a colaboração de educadores, professores, monitores de educação ambiental e centenas de alunos.


Agradecemos à Profa. Vera Imperatriz-Fonseca, que nos indicou o caminho e nos estimulou a participar da construção deste rico material, aos autores, pelas incansáveis horas dedicadas à sua elaboração, revisão, aplicação e correção, aos professores e alunos que contribuíram com as primeiras experiências de uso, e a todos os que atuam, em especial, no Brasil, promovendo ações de conservação da biodiversidade.

ANA LÚCIA ASSAD

Diretora-Executiva

A.B.E.L.H.A.