Biodiversidade em Ação:
Redes vitais
I N T R O D U Ç Ã O

Bem-vindos a compartilhar aprendizagens divertidas e descobertas nutritivas!!! Neste mundo globalizado, o conhecimento sobre as plantas comestíveis proporciona viagens no tempo e no espaço, desde milhares de anos atrás, quando começou a sua "domesticação", até os nossos dias.
Aumenta, igualmente, nossa conscientização sobre as interdependências vitais, bem como a possibilidade de nos alimentarmos e viver mais saudavelmente.
R E D E S V I T A I S
Estes materiais destinados a professores e alunos, a partir do ensino pré-escolar, proporcionam recursos e informação nesse sentido. A lista de espécies apresentada, pode ser ampliada com as plantas locais de cada região do Brasil. O recurso educativo Redes vitais consta de 6 módulos sobre a relação que temos com a biodiversidade através de alimentos de origem vegetal. Foram elaborados para serem aplicados em função de diferentes contextos escolares e idades dos alunos.O primeiro módulo apresenta a base conceitual e os outros cinco contêm propostas educativas para trabalhar esses conhecimentos. São independentes entre si, podendo ser também usados sequencialmente. Contêm vários anexos.

Conheça os módulos e as propostas educativas

M1 - Biodiversidade em ação - Redes Vitais
Introdução sobre as propostas e os recursos educativos para reconhecer a biodiversidade, síntese sobre processos mutualísticos vitais e lista alfabética com 222 espécies vegetais alimentícias. Tal lista apresenta possibilidade de consulta das espécies através de entradas temáticas: nomes comuns e científicos, tipo de planta, partes comestíveis, origem geográfica, biomas ou habitats, polinizadores, dispersores de sementes e outras informações relevantes para o melhor conhecimento de cada uma. O módulo finaliza com uma relação de conceitos-chave abrangendo definições de caráter ecológico e geográfico. Está acompanhado dos seguintes anexos: mapas da biodiversidade e de processos mutualísticos, lista das referências utilizadas e fichas de avaliação.
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M2 – Eko-Memória
DESCOBRIR [a partir de 4 anos]
As propostas educativas são variantes do jogo da memória.
Permitem abordar o conhecimento inicial de espécies vegetais (diagnóstico, introdução ou aplicação de conhecimentos das diversas temáticas: ciências naturais, geografia, expressão oral e escrita, etc.), assim como aprofundar os conhecimentos sobre cada uma das espécies (fauna relacionada, alguns aspectos ecológicos, etc.). O módulo apresenta 36 espécies diferentes, organizadas em três conjuntos de 12.
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M3 - Eko-Dominó
IDENTIFICAR A DIVERSIDADE [a partir de 6 anos]
As propostas didáticas são variantes do dominó.
Permitem identificar as partes estruturais das plantas, trabalhando sua diversidade e conhecer características de diversas espécies. Também permite contextualizar conteúdos de ciências naturais, expressão oral e escrita, etc. O módulo contém três opções de dominós, num gradiente de aumento no número de espécies (6, 32 e 72 plantas).
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M4 - Eko-Bingo
COMPARTILHAR DESAFIOS [a partir de 8-9 anos]
As propostas são dinâmicas cooperativas derivadas do bingo, combinadas com 7 dados temáticos.
Trabalham mais aspectos de características das plantas, propiciando maior conhecimento prático e teórico das espécies vegetais e de suas relações ecológicas (dependência de polinizadores e/ou dispersores), assim como reconhecimento de interações. Exigem um certo trabalho prévio sobre tipos e partes estruturais de plantas, sua origem geográfica, biomas, habitats e fatores ambientais relacionados com sua produção. O módulo apresenta um total de 66 espécies, organizadas em 8 “bancas” de 12 plantas cada uma.
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M5 - Eko-Interações
INVESTIGAR RELAÇÕES [a partir de 10 anos]
Esta proposta cooperativa combina o uso de 8 ou 9 dados temáticos e “bancas” com imagens ou fotografias de espécies locais, em função dos objetivos dos professores e motivações dos alunos. Possibilita identificar relações e processos ecológicos a partir de observações diretas de plantas alimentícias (características das flores e dos frutos, dependência de polinizadores, dispersores, biomas, tipos de plantas, etc.). Exige trabalho prévio e estimula a observação de interações. É adequada para desenvolver projetos de curta e média durações (uma ou mais semanas). O módulo apresenta imagens de partes comestíveis de 44 espécies de plantas.
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M6 - Eko-Sequências
CONECTAR E DESENVOLVER [a partir de 11-12 anos]
Esta proposta dispõe de um total de 12 dados temáticos que permitem ter uma visão de conjunto e/ou aprofundar o conhecimento sobre espécies vegetais alimentícias (com imagens dos jogos anteriores, ou fotografias de espécies locais). Promove a contextualização de conceitos de várias disciplinas como geografia, botânica, zoologia, ecologia, etc., através de projetos de investigação de curta e média durações. O módulo apresenta um total de 66 espécies, organizadas em 8 “bancas” de 12 plantas cada uma, sendo possível utilizar também imagens dos módulos M2 e M3.
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Mapa da Biodiversidade
O mapa da biodiversidade permite ter uma visão sintética e está organizado em duas páginas. A primeira apresenta as escalas de várias dimensões da vida em seis colunas:
coluna 1. Diferentes âmbitos: do local mais profundo ao cimo mais elevado; as temperaturas extremas onde algumas espécies podem reproduzir-se
coluna 2. As dimensões dos ecossistemas (de uma gota de água a todo o planeta)
coluna 3. Os padrões de distribuição dos seres vivos no planeta (onde e como se distribuem os organismos)
coluna 4. A diversidade de formas e as dimensões das espécies (dos menores aos maiores)
coluna 5. A diversidade de espécies conhecidas e das estimadas (ainda não descritas pela ciência)
coluna 6. A diversidade de relações entre as espécies
A segunda página apresenta informação sobre os processos e dinâmicas vitais, escalas de tempo de vida dos animais, das plantas e do solo, bem como os serviços que proporcionam os ecossistemas.Também enumera os fatores que afetam a biodiversidade, finalizando com a relação de fontes utilizadas.
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Processos e Dinâmicas Vitais
Que fatores contribuem para termos a nossa comida (além do trabalho dos agricultores)?
Esta apresentação interativa permite aprofundar o conhecimento sobre as relações mutualísticas de que dependemos para viver. Por exemplo, nossos alimentos são, direta ou indiretamente, os resultados dos processos ilustrados
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